04/06/2008

Canary Wharf e o barco-igreja


Canary Wharf, no sudeste de Londres, é uma das regiões de negócios mais novas da cidade, para onde migraram muitas empresas e bancos, como o HSBC, o Citigroup e a Thomson Reuters. Cerca de 70 mil pessoas trabalham ali e, é claro, existe uma forte competição com a City, tradicional centro financeiro londrino.

Conhecer a região hoje foi uma grata surpresa. Apesar de estar há quase nove meses aqui, a oportunidade ainda não tinha surgido. Posso dizer que conheci uma outra Londres. Uma cidade com edifícios altíssimos, espelhados, muitos executivos e quase nenhum turista, o que é raro por aqui.

Esse prédio aí em cima (à esquerda) é o One Canada Square, um dos primeiros a ser levantado aqui depois do imenso investimento em desenvolvimento urbano iniciado no fim dos anos 80 nessa antiga área de docas.

Além de uma infra-estrutura moderna, boas ligações de transporte e espaços para escritórios mais amplos, tenho certeza que a vista também tem sido um ponto decisivo para a atração das empresas. Tive o privilégio de conhecer um dos prédios e olhem só a vista sensacional do Tamisa lá de cima. Definitivamente de dar frio na barriga. Imaginem trabalhar com essa vista?


Para contrastar com os espigões espelhados, foi construída também uma área de lazer com cafés e restaurantes na beira do Tamisa. E foi lá que descobri uma das coisas mais curiosas da minha visita: um barco-igreja. Auto-denominada a única igreja flutuante de Londres, a St Peter’s Barge está instalada em um barco desde setembro de 2004 e realiza encontros para o estudo da Bíblia na hora do almoço durante a semana e uma missa aos domingos.

2 comentários:

Ana Paula Cardoso disse...

Seus posts sempre inteligentes e informativos são pura fonte de engrandecimento!

O que farei quando você voltar e deixar de me atualizar sobre o Reino Unido?

Beijos!!

Glauco Paiva disse...

Enquanto isso, no porto do Rio de Janeiro...