24/09/2007

Fale o que quiser, mas do alto



Este eh o lema do Speakers' Corner (esquina dos falantes, em uma traducao muito literal), um pedacinho do Hyde Park que eh a sensacao aos domingos. Ok, tudo bem, eh o tipico passeio turistico, mas vi muitos londrinos desfilando por ali no ultimo domingo.

A tradicao foi garantida por um ato do Parlamento britanico de 1872, mas antes mesmo o local ja era sede dos mais variados debates publicos. Antes em cima de pequenos caixotes de madeira, hoje em escadas de aluminio, os debatedores colocam em pauta variados temas, mas principalmente religiao e politica.

A ofensiva militar dos Estados Unidos no Iraque, a disputa entre israelenses e palestinos e a defesa de uma vida sem preconceitos entre negros e brancos foram alguns dos assuntos de ontem. Mas ao lado de coisas serias tambem sobrou espaco para uma adesao da campanha do Abraco gratuito (Free hug) e o senhor com uma placa "Sou esperto. Fale comigo sobre qualquer assunto".


Mais do que muitos risos garantidos, o Speakers' Corner eh o simbolo e a certeza de estar em um pais em que o debate publico e o discurso livre sao defendidos e celebrados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas você sabe por que todos os discursos são feitos em cima de caixas e escadas? Porque existe uma lei que proíbe que se fale mal da rainha em solo britânico. Para isso, as pessoas subiam nas caixas. É verdade!! Fiquei sabendo quando estive por aí. Pode apurar! beijos