03/05/2008

Londres conservadora

Os conservadores tomaram Londres. A vitória de Boris Jonhson, do Partido Conservador, significará o fim de oito anos do prefeito Ken Livingstone na prefeitura de Londres. Mais do que o futuro da capital, no entanto, o que está em jogo é o futuro do Partido Trabalhista no Reino Unido, já que o partido foi o grande derrotado das eleições. Sinal de grandes emoções na política britânica nos próximos meses.

Acostumada com toda a parafernália das eleições no Brasil - eleições no domingo, com feriado, bandeiras nas ruas, meses de preparação com propaganda gratuita na TV e no rádio e, o mais importante, voto obrigatório -, estranhei o movimento no dia 1 de maio (e nos meses anteriores também).

Não há horário eleitoral gratuito, nem anúncios na TV, nem anúncios nas ruas, nem distribuição de panfletos. Os anúncios que existem são para incentivar as pessoas a votar, já que elas não são obrigadas. A campanha é feita principalmente pela mídia. O máximo que vi foi um planfleto do candidato Ken na minha portaria e algumas pessoas distribuindo panfletos no dia da eleição.

Certamente uma experiência diferente.

4 comentários:

Ed disse...

Interessante mesmo o movimento (ou a falta dele) diferente de eleições no Reino Unido, né? Até comentei no meu blog tb.

Só pra complementar, em Londres pelo menos ainda se tem a figura do prefeito. Nas outras cidades (na verdade, vou chamar de municípios) não há a figura do prefeito, e o governo é feito de forma mais parlamentarista ainda, como o governo federal (só que sem a figura do Primeiro-ministro ou qq figura central). Vale lembrar que "city" e "town" são completamente diferentes politicamente para os britânicos. London é uma "city", Windsor & Maidenhead, Slough, Bath e 90% (chute meu!) do resto do país são "towns".

Ou seja, por aí ainda teve aquela coisa de "votar no Johnson" ou "votar Livinstone". Aqui em Reading, era votar Torries, Labour ou Lib Dem. Direto no partido!

Abraços de mais um fã do seu blog,
Eduardo

Ana Paula Cardoso disse...

Lucianne, o que a saudaes do Brasil não faz com uma pessoa...sentiu falta de horário político gratuito? Vou te enviar VTs com os programas daqueles partidos nanicos, para vc se divertir e nunca mais querer voltar ao Brasil...he he he

Jacqueline Sobral disse...

Viva as eleições britânicas, né Lunne!? Ninguém merece programa eleitoral gratuito... Beijos cheios de saudade, amiga!

Unknown disse...

Lucianne,
Meu nome é Thais Valiente e sou estudante de Relações Internacionais.Estou fazendo um trabalho que na verdade será uma simulaçao da Onu e eu represento o reino unido.Gostaria de saber se vc tem alguma coisa sobre a posição do exército do país,se tem alguma reportagem,enfim.Se vc puder me ajudar....
Um grande abraço!

meu email é thais_valiente@hotmail.com