27/12/2007

Dia de comprar

Celebrado no dia 26 de dezembro, o feriado de Boxing Day é um dos dias mais famosos no Reino Unido. A origem teria sido na Idade Média, quando a data era usada para a doação de presentes e dinheiro para instituições de caridade e pessoas necessitadas depois de cada um aproveitar um farto Natal junto a suas famílias.

Há muito tempo, no entanto, o Boxing Day – que poderia ser traduzido literalmente como o Dia de Empacotar – se transformou no auge do consumo por aqui. O dia é o início oficial das liquidações no país, embora muitas lojas já comecem as suas antes mesmo do dia 24.

Admito, não tive coragem de me aventurar nas ruas para testemunhar o Boxing Day ontem. Mas a multidão que lotava a Oxford Street hoje, um dia depois, me fez imaginar um pouquinho o que deve ter sido... Comparável ao Saara, no Rio, na véspera do Natal. As calçadas e lojas estavam entupidas e quem quisesse andar com um pouco mais de velocidade (ou menos lentidão) precisava disputar espaço com os carros e os ônibus double-deck.

Ingleses, estrangeiros que moram na cidade e turistas se engalfinhavam para encontrar as melhores oportunidades. É claro que aqui e ali sempre tem alguma loja tentando enganar – e anunciando promoções furadas -, mas em geral as liquidações aqui são de verdade. Os preços caem em média 50% e é a hora de se permitir algumas extravagâncias que a libra supervalorizada não permite sempre. Para os que tem coragem, e muita paciência, é hora de correr para as lojas....


Nenhum comentário: