29/01/2008

Viva a leitura

Uma das primeiras coisas que notei quando cheguei em Londres foi o forte hábito da leitura entre os que moram por aqui. A grande maioria das pessoas no metrô está sempre lendo algo, seja um dos jornais gratuitos distribuídos por aqui (prometo detalhes em um outro post) ou um livro. Coisa rara de se ver no Rio, por exemplo.

E quando digo sempre é sempre mesmo. Até na hora do rush, tipo nove da manhã ou seis da tarde. As pessoas são experts em se equilibrar de pé, sem segurar em nada - já que o metrô parece uma lata de sardinha nessas horas (tipo trem da Central, sabe?) - e ler calmamente seu livro.
Considerando uma cidade em que o tempo médio que se leva para chegar ao trabalho é de uma hora (o famoso commuting), a leitura é uma das maneiras mais produtivas de otimizar o tempo gasto na transporte público.

Confesso, no entanto, que me surpreendi no último sábado. Ok, ler no metrô eu já estou acostumada, mas enquanto espera um show começar???? É verdade! Fomos assistir à banda inglesa Incognito no famoso Jazz Café, em Camdem Town. As portas abriram às 19h, mas o show estava marcado (e começou) às 21h.

Pois pouco antes das 20h essa moça aí chegou, se posicionou na frente do palco e tirou da bolsa o livro "The Consolations of Philosophy", uma espécie de auto-ajuda da filosofia, segundo minha pesquisa na internet. Enfim, o importante é que ela ficou ali, lendo praticamente no escuro, até o início do show. É verdade que ela estava sozinha e o livro era uma barreira para aproximações inoportunas. Mas duvido que a estratégia fosse sequer cogitada por uma carioca querendo se manter protegida de comentários masculinos....

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que você devia ter avisado a ela que ler é bom, mas no escuro faz mal!! :-) beijos e saudades

Unknown disse...

Adorei seu blog, vou adicionar aos meus favoritos.
Bjs,
Alessandra

Anônimo disse...

Acho que aqui no Brasil o problema de se ler muito pouco, muito mesmo, é a falta de estimulo desde os primeiros anos e depois, principalmente nas escolas. Vamos ver se as coisas melhoram....

Ed disse...

haha. Well-spotted.

Eu adiciono que essa questão da leitura por aqui tem as bibliotecas como forte apoio. Afinal, toda cidade ou bairro que seja tem a sua biblioteca (muitas vezes mais de uma!!). E lá qualquer um pode alugar livros e livros... eu mesmo estou lendo muito mais por estar no Reino Unido.

Bom, mas que fique claro que essa moça aí é excessão. Eu, como a maioria, fiquei aguardando pelo show do Incognito bebendo cerveja/vinho/whatever ! :-)

Ah, só não gostei de uma coisa: não precisa comparar o tube com o trem da Central. É só falar em metrô rio mesmo. Não sei vc, mas quem está acostumado a usar a linha 2 do metrô e viajar entre, digamos, Vicente de Carvalho e Uruguaiana na hora do rush sabe bem do que estou falando. É tão lata de sardinha quanto, sem contar o calor, já que a maior parte da linha 2 é na superfície e frequentemente o ar condicionado não dá conta. Ahh, e o commuting também é de 1 hora ou mais.

Abraços,
Ed
http://blogdududu.santanna.info

PS: Muito bom ler seu blog e o do Sandro. Sou fã.