19/02/2008

Arquitetura e dinossauros

Arquitetura ou dinossauros: seja qual for sua preferência a visita ao Natural History Museum é um programa imperdível para quem está em Londres. Presente nos principais guias da cidade, o museu foi eleito no fim do ano passado uma das sete maravilhas da cidade e definitivamente merece o título.



A construção é suntuosa não apenas pelo tamanho, mas pelos detalhes. De arquitetura romanesca, o prédio foi concluído em 1881 pelo arquiteto Alfred Waterhouse, depois que se decidiu que as peças de história natural mereciam uma área exclusiva, fora do British Museum. As diferentes cores do tijolos e os detalhes de animais e pássaros merecem um olhar especial. Eles lembram até mesmo os gárgulas como os da Catedral de Notre Dame, em Paris.


O super dinossauro logo na entrada é o cartão de visitas do museu e é impossível resistir a uma foto ao lado dele. Dá para ter uma idéia efetiva do que seriam esses enormes animais há milhões de anos. Uma coleção especial que mistura ossadas com reproduções super reais dos bichos garante o passeio, principalmente das crianças inglesas que estão curtindo alguns dias de férias essa semana (half-term). Vale a pena enfrentar o museu cheio, seja de crianças ou de turistas, para descobrir um pouco mais sobre os míticos dinossauros.

Há muito mais para se descobrir no museu... Como a coleção dos mamíferos (com uma reprodução de uma gigantesca baleia azul) e a seção sobre a Terra, que desvenda mistérios como a força dos ventos e dos terremotos, por exemplo.

E o melhor de tudo: a visita é de graça. Como incentivo à cultura, a entrada nos museus do governo é gratuita desde 2001. Apenas as exibições especiais são cobradas. Programa imperdível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lu, eu adoro esse museu!! Principalmente a parte da Terra, que tem a simulação do terremoto em Kobi! Esse museu põe o de NY no chinelo!!! beijos