18/02/2008

Nacionalização e o que mais vem por aí ...

Depois de anos ouvindo falar tanto de privatização - como a formula mágica para resolver os problemas financeiros de governos -, soa no mínimo estranha a nacionalização da instituição financeira Northern Rock, anunciada ontem pelo chanceler britânico Alistair Darling. Segundo ele, as duas propostas privadas recebidas pelo banco não ofereciam "valor suficiente para o dinheiro do contribuinte". Uma delas era do próprio conselho do Northern Rock e a outra de Richard Branson, megaempresario do Virgin Group, cuja empresa líder é a companhia aérea Virgin Atlantics.

A nacionalização é temporária, embora ninguém arrisque dizer por quanto tempo durará esse temporário. A aprovação certamente não será simples e conservadores já se manifestaram contra a opção encontrada depois de cinco meses que os ingleses correram para as agências para sacar o dinheiro do financiamento imobiliário que tinham guardado no Northern Rock.

O debate se esta é a melhor opção ou não para o futuro do banco e do dinheiro do contribuinte é muito mais complexo, mas não deixa de ser corajosa a decisão do governo britânico de sugerir uma proposta tão contra a unanimidade do liberalismo econômico da atualidade.

O assunto promete ocupar as primeiras páginas dos jornais daqui pelos próximos dias. Vamos ver o que mais vem por aí...

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse assunto já chegou às páginas dos jornais daqui também!!! beijos