06/02/2008

China in Londres

As lindas lanternas vermelhas que acabaram de ser acesas em plena Oxford Circus são o anúncio do início do ano novo chinês - o ano do rato - e do festival China in London, que será realizado até o dia 6 de abril. São dois meses comemorando o feriado mais importante na China e as relações entre Londres e a China e Pequim.

A programação está recheada de eventos legais, como uma festa no próximo domingo em Chinatown, dias especiais no British Museum e no Victoria and Albert Museum e exibição de uma série de filmes chineses, finalizando com a passagem da Tocha Olímpica no dia 6 de abril. Programa imperdível para quem estiver em Londres nas próximas semanas.

A principal razão para a celebração é a realização das Olimpíadas em agosto em Pequim, que daqui a quatro anos aportam por aqui. Londres está se preparando com muita vontade (e investimentos) para os Jogos de 2012 e o festival é mais uma forma de promover as Olímpiadas.

Mas a ligação entre a cidade e a China vai muito além disso.... Londres abriga uma das maiores Chinatowns do mundo (as fotos no fim do post), tem uma ampla comunidade chinesa e um povo muito interessado pelo país asiático, e isso antes do avanço econômico do início do milênio. Em um seminário sobre Posters na China em que estive presente aqui no ano passado, eu devia ser uma das poucas pessoas que não era fluente em chinês....

Até o primeiro-ministro Gordon Brown esteve em uma visita oficial à China há poucos dias e anunciou uma meta de aumento do intercâmbio comercial entre o Reino Unido e a China para US$ 60 bilhões até 2010, o que representa um aumento de 50% em relação ao volume de 2007.

Admito que sou um pouco suspeita pelo meu amplo interesse em China - que será inclusive tema da minha dissertação do mestrado -, mas é impossível negar a importância do país, pela sua história, cultura e a forma como tem mudado muita coisa no mundo nos dias de hoje.

Um feliz ano novo chinês para todos!





3 comentários:

Glauco Paiva disse...

Feliz ano novo, mocinha!
Estás devidamente linkada em Letras Mortas!!
Beijos mil,
Fasano

Anônimo disse...

Aproveite todos os eventos que puder e um otimo Ano do rato para vcs.

Anônimo disse...

Poxa, conta aí um pouco das suas peripécias no país do ting ling, vai!! beijos