21/05/2008

Soros em Londres: crise ainda vai piorar

Pouco mais de um mês depois de lançar seu novo livro nos Estados Unidos, o megainvestidor George Soros está em Londres para a divulgação da publicação no Reino Unido. Seus temores de que o pior da crise da crédito ainda está por vir continuam firmes. Afinal, foi ele quem afirmou que esta é a maior crise desde 1929.

Em entrevista hoje no canal de notícias da Sky, Soros alertou mais uma vez para uma intensa queda de preços nos imóveis nos Estados Unidos e para mais perdas no preço dos ativos. Ele vê problemas no mercado imobiliário no Reino Unido também, embora em níveis bem menores.

Dizendo que rema contra a maré das previsões do mercado - considerando as últimas altas das bolsas mundiais -, Soros diz que, se sua expectativa estiver errada, vai pagar com sua reputação e com seu bolso, já que está aplicando no mercado considerando este cenário traçado.

Bom, ele pode até perder dinheiro se suas previsões nao se confirmarem, mas pelo menos já vai acumular mais algum com as vendas do novo livro. Para comemorar o lançamento do "The New Paradigm for Financial Markets: The Credit Crisis of 2008 and What It Means" (O novo paradigma dos mercados financeiros: a crise do credito de 2008 e o que ela significa) no Reino Unido, ele dará uma palestra hoje na London School of Economics and Political Science (LSE), a primeira da instituição que será transmitida ao vivo pela internet. Será às 17h daqui (13h no horário de Brasilia). Para assistir, entre no site da LSE (www.lse.ac.uk). Se perder a transmissão ao vivo, não se preocupe porque a LSE disponibiliza podcasts com as palestras depois.

Por aqui, Soros tambem é conhecido por suas estripulias para ganhar dinheiro no mercado. Nos anos 90, apostou contra a libra e acabou ganhando um milhão de libras quando a desvalorização da moeda da rainha se confirmou.

2 comentários:

Ana Paula Cardoso disse...

Ai, Lu, será que as caas em Londres vão mesmo se desvalorizar? Será minha chance de comprar meu flat na Kensingnton Road????

Glauco Paiva disse...

...E a previsão é de que 40% do PIB brasileiro em 2008 seja resgistrado em operações de crédito. Quando essa bolha estourar por aqui, Deus tenha piedade de nós...