01/10/2007

Meu primeiro dia na Ikea

Ja tinha ouvido falar muitas vezes da rede sueca Ikea - a inspiracao para a brasileira Tok&Stok -, mas foi so no sabado que visitei uma das lojas, a filial de Wembley, em Londres. Eh como um parque de diversoes para adultos que gostam de casa & decoracao. O lugar e enorme. Para os cariocas, e possivel comparar com o tamanho do BarraShopping.

Sao dois andares. No segundo fica o showroom, com todos os ambientes instalados. No primeiro, estao os produtos por area (sala, banheiro, cozinha, iluminacao), alem da area de estoque, onde os itens ficam dispostos nos pallets e o consumidor pega o movel que vai comprar e depois montar em casa.

A ideia da loja eh que o consumidor possa se virar sozinho, sem a ajuda de tantos funcionarios, reduzindo os custos da empresa para oferecer precos mais baixos. O que realmente acontece, mesmo se tratando de Londres, uma das cidades mais caras do mundo (tudo bem, em algum momento posso parecer meio repetitiva, mas eh impossivel ignorar este fato). Um conjunto de 12 copos de vidro por 2 libras (cerca de 8 reais) seria barato ateh mesmo no Brasil...

Alem do custo baixo, a rede prima tambem pelo design arrojado. Ou seja, produtos baratos, mas transados. Como dita a economia global, a origem dos produtos eh a mais diversa possivel.
A China, eh claro, lidera, mas ha itens da India, Portugal, Vietna, Reino Unido e ate mesmo da Suecia (sim...).

Fundada em 1958 na Suecia, a Ikea tem hoje 260 lojas espalhadas por mais de 30 paises da Europa, Estados Unidos e Asia.

Na semana passada, a rede divulgou uma queda de 8% de seu lucro no Reino Unido nos doze meses encerrados em agosto de 2007. O resultado, no entanto, nao parece estar ligado a dificuldades, mas a investimentos na expansao dos negocios por aqui. Segundo a empresa, estao sendo realizados investimentos da ordem de 760 milhoes de libras (cerca de R$ 3,04 bilhoes). Prestem atencao, este valor eh apenas para o Reino Unido e inclui gastos com novas lojas, reforma das lojas antigas e adaptacao do comercio eletronico para entregas em todo Pais.

Quer ter uma ideia dos produtos? O site tem o catalogo completo (www.ikea.com).

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido falar nessa loja. Pelo que você tá contando, deve ser uma loucura. Ai, ai, que saudades de Londres!! beijos e saudades!

Unknown disse...

Oi Lu,to com saudades.Essa loja deve ser o máximo.Mil beijos