18/10/2007

Juros ai, crise no mercado imobiliario aqui

Enquanto no Brasil o Banco Central interrrompeu a queda da taxa basica de juros, na Gra-Bretanha cresce o temor de uma crise imobiliaria como a que ocorreu nos Estados Unidos. Os jornais de hoje destacaram o relatorio divulgado ontem pelo Fundo Monetario Internacional (FMI) de que a Gra-Bretanha pode enfrentar uma queda no precos dos imoveis, que vem registrando forte alta nos ultimos anos.

O alerta foi feito para diversos paises europeus - como Franca, Irlanda, Holanda e Espanha -, mas aqui parece ter mais forca, depois da quebra da instituicao financeira Northern Rock, especializada em financiamento imobiliario (o chamado mortgage).

Milhares de britanicos correram para as agencias nos dias posteriores a 14 de setembro e fizeram fila para sacar o dinheiro de anos de poupanca. O tumulto so melhorou depois que o Banco da Inglaterra (o Banco Central daqui) garantiu os depositos e injetou dinheiro na instituicao.

Dados divulgados hoje pela Associacao das Sociedades de Construcao mostram que os depositos do mes de setembro foram tres vezes superiores a setembro de 2006 e o dobro do mes de agosto, com a grande maioria dos recursos provenientes dos saques do Northern Rock.

Ja ha temor por aqui que as taxas fixas do financiamento imobiliario - comuns por aqui e ainda uma realidade recente no Brasil - podem subir nos proximos meses. E pesquisas mostram que cada vez mais os britanicos estao usando o cartao de credito para pagar o financiamento imobiliario ou o aluguel. Problemas `a vista....

2 comentários:

disse...

Este seu post aumetnou minhas saudades das suas matérias.Tão simples, tão competente, tão correto!!!
beijos prá vc e o Sandro

Anônimo disse...

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii-te catar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!