13/11/2007

Goodbye Waterloo, Hello St Pancras

É com esse slogan que a Eurostar - empresa responsável pelo serviço ferroviário que liga o Reino Unido à Europa - tem anunciado o início da operação de seu novo terminal, o St Pancras International. A nova estação foi inaugurada oficialmente semana passada pela Rainha Elizabeth, mas os trens começam a operar a partir do terminal amanhã, dia 14 de novembro.

Foram onze anos de obras e um investimento de 5,9 bilhões de libras (quase R$ 16 bilhões) na reforma do terminal e em um novo sistema que permite a redução em cerca de 20 minutos da viagem entre Londres e o continente através do Canal da Mancha.

A velocidade de 186 milhas por hora ainda é inferior às 200 milhas do TGV francês, mas permitirá chegar a Paris em apenas 2 horas e 15 minutos e a Bruxelas em 1 hora e 51 minutos. O caos aéreo – sim, ele também atormenta a Europa -, tem sido um dos principais motes da campanha da Eurostar. “Ontem passei mais tempo no aeroporto do que avião”, diz a mensagem no outdoor.

As passagens de ida e volta para Paris e Bruxelas custam a partir de 59 libras (cerca de R$ 160) e certamente são um convite para um fim-de-semana na Europa. Ficou interessado? Entre no site e planeje sua viagem (www.eurostar.com).

Aliás, antes que me perguntem se o Reino Unido não fica na Europa, vou esclarecer. Esta é apenas a maneira que muitos britânicos falam quando se referem ao continente, como se não fizessem parte dele. Resquícios do império...

3 comentários:

Anônimo disse...

Outra curiosidade é que Canal da Mancha é coisa de francês e pessoal do continente. No Reino Unido, é o English Channel.

Ana Paula Cardoso disse...

Lu, quanta saudade!
Hoje tirei o atraso e li seu blog inteiro. está ótimo. Muito informativo e com aquela dose de graça e sensibildade tão peculiar a você...Além disso é uma delícia ler coisas sobre essa terra que tanto gosto.
Adorei o relato sobre o restaurante do Jamie Oliver, também sou fã dele.
Já incluí o seu link no meu blog e vou recomendá-lo aos amigos "exilados" aí em London,London
Bjs, bjs e bjs
P.S.: o seu pai continua um fofo e tem sido um bálsamo reconfortante para o ambiente de trbalho...

Anônimo disse...

Adorei essa notícia! Não vejo a hora de poder reservar meu assento no Eurostar e dar um pulinho aí!!! beijos