20/11/2007

Tributo ao jazz



Londres está dominada pelo jazz desde a última sexta-feira. É claro que pela diversidade da capital britânica sempre sobra espaço para outros cultos (como o BBC Good Food Show), mas o estilo certamente é destaque por causa do London Jazz Festival.

Realizado desde 1993, o festival é data marcante na agenda da cidade. Novatos e veteranos e famosos e menos famosos do gênero enchem os centros culturais, com uma grande oferta de atrações gratuitas, uma maravilha para economizar as caras libras.

O frio e a chuva do outono – cada vez mais com cara de inverno, com temperaturas em torno de zero grau – embalaram os primeiros dias do festival. A surpresa para mim até agora foi Beth Rowley, com um vozeirão firme e apaixonante. Sua família é de Bristol, mas ela na verdade nasceu no Peru e voltou para a Inglaterra com dois anos de idade.


Minha maior emoção, no entanto, foi o tributo pelos 90 anos de nascimento da diva do jazz Ella Fitzgerald, “We all love Ella”. Tive o prazer de assistir a um dos shows mais anunciados do festival, com a participação da BBC Concert Orchestra e oito espetaculares cantores da nova geração do jazz. Minha vontade era que a noite não acabasse...

A boa notícia é que vocês podem curtir um pouquinho desse festival aí do Brasil (ou de qualquer lugar, na verdade). A BBC Radio 3, patrocinadora oficial do evento, está transmitindo os shows em sua programação, também está disponível pela internet. A homenagem à Ella Fitzgerald, por exemplo, será transmitida amanhã, quarta-feira, às 19h (17h pelo horário de Brasília) e ficará disponível no site da rádio por sete dias. Quem quiser assistir a trechos da apresentação terá que esperar um pouco mais: os vídeos estarão na internet a partir do dia 3 de dezembro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, essa noite deve ter sido ótima!! Bom ver que vc tá 100% londoner!! beijos