21/03/2008

Dia da Irlanda

Com um certo atraso (a máxima antes tarde do que nunca vai ter que me salvar aqui), queria registrar as comemorações do Dia de São Patrício (St Patrick's Day), padroeiro da Irlanda. O país tem uma tradição forte de emigração desde a década de 1840, quando a Grande Fome acometeu a Irlanda por conta de uma praga que destruiu as plantações de batatas. Os irlandeses estão presentes em todo o Reino Unido e os Estados Unidos, mas há comunidades espalhadas também no Canadá, Austrália, Argentina, México e África do Sul.
Acredita-se que São Patrício tenha sido o responsável por levar o cristianismo para a Irlanda. Mais do que isso, no entanto, o dia se tornou uma celebração da Irlanda e do verde, do dourado (ou laranja) e do branco, as cores nacionais.

Londres tem ao lado de Nova York uma das maiores comunidades irlandesas fora da Irlanda. A maior concentração fica no bairro de Kilburn (meu vizinho), mas eles estão em toda a cidade. Embora oficialmente celebrado no dia 17 de março, o Dia de São Patrício foi comemorado em Londres com uma super festa na Trafalgar Square no último domingo, dia 16 de março, e uma parada que lembrava alguma tentativa de carnaval (muito, muito longe, claro).


Formada por bandas de músicas e comunidades irlandesas de Londres, a parada tinha também alguns carros mais diferentes, como esse da foto aí do lado. Eram muitos São Patrícios, todos de barba laranja e roupa verde. O mais legal de ver foi a descontração e a informalidade (mais do que amadorismo, afinal acho que o objetivo principal é diversão mesmo). Não havia cordas separando o público de quem desfilava e acredito que muitos verdes que desfilaram entraram na brincadeira na última hora.
As cores da Irlanda estavam por toda a parte e era uma variedade tremenda de chapéus, fantasias e maquiagens. A Guinness, uma cerveja preta super encorpada que é um dos maiores orgulhos irlandeses, estava presente não só nas mãos dos presentes, mas também na cabeça, em diferentes chapéus. Um show de alegria, apesar da chuva que teimava em cair.

Nenhum comentário: