24/03/2008

Primavera ou Inverno? Páscoa ou Natal?

Esta neve fina está caindo lá fora agora, confirmando uma ameaça anunciada desde semana passada. São flocos bem finos, talvez seja preciso um esforço na vista para observar na foto (clique na foto para ampliá-la). Uma chuva de granizo na sexta-feira, alguns flocos no sábado, muito frio em todo o feriado e enfim a neve chegou nesta segunda de Páscoa aqui em Londres. Sim, aqui na Inglaterra ainda é Páscoa e a Easter Monday é feriado (mas não se animem, aqui a quinta-feira não é feriado nem meio-feriado e todos trabalham normalmente).

Desde fevereiro as temperaturas tinham aumentado e algumas pessoas já tinham trocado os casacos de inverno por outros mais leves, mas eis que o tempo muda novamente. Não que haja muita regularidade nisso aqui também. A sensação às vezes é que vivemos todas as estações do ano em um só dia: sol e chuva vão e vêm sem a menor cerimônia.

Mas não há como não admitir que é um início insólito para a primavera. Assim como os dias de sol em fevereiro fizeram os locais estranhar, já que o segundo mês do ano é considerado um dos mais cinzas do inverno.
A dúvida do título não foi minha, mas da freira responsável pela abertura da cerimônia de Páscoa ontem na Abadia de Westminster. Ela desejou a todos uma Feliz Páscoa, mas disse que facilmente poderia confundir e desejar um Feliz Natal, considerando o frio que fazia lá fora. A solista nos proporcionou momentos de muita sensibilidade com os cânticos de Páscoa que celebravam a ressureição, mas confesso que senti falta da luz de velas das cerimônias celebradas na mesma abadia em dezembro.

Um comentário:

Ana Paula Cardoso disse...

Lu, linda postagem. O mundo está mesmo em mutação, tempos que nos convencer disso definitivamente. As estações e o clima comprovam isso.
Mas agora segue a verdadeira explicação de tudo: em fevereiro eu fui para aí e levei o sol do Rio. Choveu o Carnaval inteiro aqui, enquanto aí não peguei sequer uma gota de chuva.
Agora eu estou aqui, em pleno outono, e faz um calor danado,com as águas de março a cair, aquela chuva quente, enquanto vcs curtem a neve por aí...