10/03/2008

Homenagem no pier

Que tal homenagear quem você ama com uma placa em um pier da Inglaterra? Em Clevedon, pequena cidade no sudoeste do país, é possível encomendar uma placa a partir de 20 libras (cerca de R$ 67) que ficará eternamente instalada no pier. As mais caras, no entanto, chegam a custar 175 libras (cerca de R$ 593). As placas ficam prontas em apenas duas semanas e podem ser colocadas no chão do pier ou no encosto dos bancos.

Na verdade, você não compra a placa, mas sim a patrocina com doações mínimas de 20, 50, 85 e 175 libras (de acordo com o tamanho da placa e o número de palavras impressas). Esta forma de patrocínio foi uma das principais fontes de recursos para a restauração do Clevedon Pier, iniciada em 1989. Desde então, mais de 9.500 placas foram doadas e agora uma rifa sorteará o dono da placa de número 10.000.

Amores e saudades se intercalam entre as homenagens e é impossível não imaginar quem são aqueles personagens que se eternizam ali. Embora especial por se tratar de um pier, a prática de homenagear entes queridos com placas em bancos é muito comum no Reino Unido. Quem não lembra do filme Notting Hill, quando os personagens de Julia Roberts e Hugh Grant sentaram em um banco com uma homenagem de um casal que vivera décadas juntos?

Mais do que um pier, a cidade tem um clima de relíquia escondida (não aparece nos principais guias do Reino Unido). Um longo trajeto para caminhada na beira da praia, com pedras e não areia, reúne famílias e principalmente idosos. A vista do outro lado da praia é para o País de Gales, algo assim como Rio de Janeiro e Niterói.

São pouco mais de 20 mil habitantes, que trabalham principalmente em Bristol, uma das metrópoles do país, a pouco mais de meia hora dali. O curioso é que foi a primeira cidade que visitei até agora onde o comércio é formado apenas por lojas locais. Ok, talvez com a exceção dos supermercados, mas em geral é aquele comércio de cidade pequena, uma graça.







2 comentários:

Anônimo disse...

Essa cidade deve ser uma graça mesmo!!! Será que vão patrocinar uma plaquinha para vc?? :-)) beijocas

Ana Paula Cardoso disse...

Quando for aí farei uma placa em homenagem a alguém.
Bjs